A instalação do PNETLab ou EVE-NG no Proxmox permite criar um ambiente de simulação de redes para estudar diversas tecnologias, como MikroTik, Cisco, Huawei e outras.
1. Pré-requisitos
Antes de iniciar, certifique-se de que:
- Você tem um servidor com Proxmox VE instalado.
- Há espaço suficiente no disco para armazenar as imagens dos dispositivos.
- O VT-x (Intel) ou AMD-V (AMD) está ativado no BIOS para suporte a virtualização.
- Seu servidor tem pelo menos 16GB de RAM para rodar múltiplos equipamentos de rede.
Passo 1 Entrar no site https://pnetlab.com/pages/download Fazer o download do arquivo que é um OVA
Passo 2 Utilizando o WinSCP enviei o arquivo PNET_4.2.10.ova para dentro da pasta /home no proxmox
Passo 3 Apos executar o comando abaixo vai gerar o vmdk , ovf e nf tar xvf PNET_4.2.10.ova
Passo 4 Ao executar o comando abaixo se ja exite a VM109 da erro tem que usar um ID que não exite no proxmox como VM
qm importovf 110 ./PNET_4.2.10.ovf local-lvm –format qcow2
Seja muito bemvindo a mais vídeo do canal e nesse vídeo eu vou mostrar como funciona o ProxBox e de fato como instalar passo a passo né o penetlab dentro do ProxBox então fica até o final para você compreender o conceito e também colocar a mão na massa fazendo aí as suas práticas, vem comigo. Primeiro precisamos compreender a vantagem, o benefício de utilizar o proxy. De cara é porque ele é gratuito, eu posso além disso aproveitar o hardware que eu tenho de uma forma melhor. Então eu tenho computador, eu comprei lá Core I sete e tal, e aí eu coloquei ele memória, enfim, HD, e se eu fosse instalar o Windows nele, por exemplo, eu ficaria mais restrito, aí eu teria que usar máquinas virtuais dentro do Windows, mas eu considero uma melhor prática do que fazer no Windows é usar o proxmox como sistema base, porque aí dentro do proxmox eu consigo colocar vários sistemas e alternar o uso entre eles ou deixar vários sistemas rodando ao mesmo tempo. Por exemplo, aqui eu tenho Ubuntu né, com o Apache, então se em algum momento eu precisar utilizar, eu posso inicializar esse contêiner, que nesse caso esse Ubuntu não é uma máquina virtual, fica mais leve quando eu utilizo o Ubuntu em contêiner porque ele vai aproveitar o do proxy.
Então ele não vai reservar a memória para máquina virtual, no caso aqui é o contêiner, ele não vai reservar ali processador baseado no sistema dentro da máquina virtual, ele vai usar o kernels, vamos dizer assim, a parte do sistema operacional do proxybox e start inicializar o serviço Ubuntu ou Apache dentro do contêiner pra mim. Além disso eu tenho aqui também olha, eu tenho o AvenG, o AvenG é uma excelente ferramenta pra você fazer laboratórios, só que de fato aqui nessa aula a gente vai mostrar né como é que você instala o PNETLab, é processo digamos bem parecido pra não dizer que é igual ao instalar o EVNG, tá? Então no nosso caso vai ser o Penet Lab Léo, porque você está fazendo vídeo do Penet Lab? Foi a galera que pediu né pra mim e você pode também dar dicas de próximos vídeos colocando aqui nos comentários, então vai aqui nos comentários e coloca poxa gostaria que você gravasse vídeo de tal tema, diga aí o tema, pode ter certeza que pode ser o próximo vídeo, o tema que você indicou, beleza? Bom, vamos direto ao nosso assunto, no nosso passo a passo.
Primeiro passo aqui vai ser entrar no site do Penetlab e fazer o download, então eu vou abrir aqui o site para você visualizar esses comandos, esses passo a passo, vou colocar aqui na descrição da aula, beleza? Então eu venho aqui Penetlab ponto com, ok? Dentro dessa paz, dessa dessa página em downloads, descendo a barra de rolagem, eu consigo encontrar aqui o link pra download. Eita cadê a Apple que eu não encontrei? Cadê cadê está é pra cima né?
Eu passei e nem vi você está aí me avisando Léo seu doido está logo acima aí meu bom aqui olha rapaz você me avisando Então olha só, está aqui olha, link download Penetlab quatro ponto dois ponto dez no Google Drive. E esses abaixo são links de backup porque caso o primeiro link pare de funcionar, você pode usar o segundo link, né? Mas eu cliquei no primeiro Léo e funcionou, show de bola então você não precisa fazer o download dos outros dois links aqui ok? Estamos junto? Eu já fiz o download antes pra agilizar aqui o nosso processo do vídeo, tá?
Feito o download então, próximo passo é você usar o INSCP, tá? O INSCP é software gratuito, em que você instala aí no seu computador e com ele você consegue facilmente fazer a conexão do seu computador físico aí no qual você está assistindo essa aula agora, juntamente com o seu essa conexão vai possibilitar você fazer o envio do arquivo pra dentro do. No meu caso aqui eu já fiz esse processo, então está aqui, PNET underline quatro ponto dois ponto dez ponto OVA. Por que que eu fiz anteriormente esse arrastar, esse mover ali pra dentro? É como se fosse isso aqui, clico, seguro, arrasto, é uma possibilidade, é o botão direito upload.
Eu já fiz isso antes porque o arquivo por ser de dois giga ia demorar tempo porque esse meu servidor de proxyMox não está exatamente onde eu estou agora, ele fica na internet, beleza? Ou seja, ia levar tempo grande pra enviar dois giga lá pro meu servidor. Ah, daria pra mim dar wget né, pros usuários aí avançados, e aí fazer o download direto? Sim, dependendo do link que eu tenho lá da internet que não exija nenhum outro processo ali, é possível fazer também, usando o WGet, mas no nosso caso ali eu fiz usando o INSSP. Bom, próximo passo nosso então olha só, é acessar o roteador, o proxyMox, o próximo passo, passo três aqui, é o seguinte, passo três, executar o comando abaixo, ele vai gerar uma imagem vmdk, ovf nf, esse comando aqui eu preciso executar dentro da pasta.
Então eu vou usar o putty como queira pronunciar, vou dar uma limpada na tela aqui, pra você visualizar legal. Aqui eu posso colocar agora obviamente o IP do meu servidor Proxbox e a porta do meu Proxmox. Eu já tenho salvo aqui embaixo, Proxmox e CCH, então eu vou dar dois cliques, aí ele já vai abrir aqui pedindo para mim o login. Antes de digitar o login, vou aumentar a fonte para que você consiga visualizar os comandos e o que eu fizer nitidamente, é isso aí não é problema. Então vou colocar aqui o usuário root, minúsculo, vou digitar a senha do meu servidor proxyMoks e agora sim estou dentro do meu proxyMox PWD, estou vendo que eu estou dentro da pasta root, no meu caso, usando o ISCP, eu enviei o arquivo para dentro da pasta home, então nesse caso que eu tenho que fazer?
CD barra home, pronto, se eu der L S menos LA, eu consigo ver agora o arquivo que eu enviei pra dentro do meu proxBox utilizando o ISCP, está aqui, PNET underline quatro dois dez ponto OVA, show de bola, então, o que que eu preciso fazer agora? Executar o comando, esse comando aqui, ok? Botão direito, joguei, então ele acabou descompactando aí pra mim e mostrando o OVF, MF e o VMDK. Primeiro passo realizado com sucesso. Se eu fizer L s menos LA novamente, eu consigo ver, antes eu tinha só o OVA e agora, além de estar o OVA que eu realmente tinha anteriormente, ele descompactou e tem o OVF, o MF e o VMDK que é a imagem.
Beleza? Ctrl l pra tela ficar limpa aí pra você, pra gente agora ver o nosso próximo passo, passo quatro. Então ao executar o comando abaixo né, se já existe uma máquina virtual com o que eu vou utilizar, ele vai dar erro. Como assim? Qual o ID Iler?
Eu não estou entendendo, vou te explicar. Cada servidor ou cada contêiner aqui no Proxmox ele tem esse número olha, é ID, uma identificação, então veja que eu não tenho o cento e dez, não tenho o cento e nove, então eu posso usar esses que não tem nesse momento. Então, no meu comando aqui olha, q m, espaço import OVF 110, ou seja, cento e dez, tá? É o id da máquina virtual que será criada aqui a nossa esquerda, Então vou dar enter, iniciou aí o processo, tá? Ele criou aqui o ID cento e dez, olha, cento e dez com ali do lado, isso porque ele ainda está fazendo a transferência aí, beleza?
Ao concluir, nós temos ainda mais alguns passos importantes. Então, com esse comando foi que ele criou a máquina virtual ali dentro do proxyMox, na verdade ele importou, beleza? Bom, qual vai ser o nosso próximo passo assim que ele concluir? Próximo passo nosso vai ser colocar uma placa de rede, porque se o cara achou o seguinte, ah já deu certo, então já é seis, vai dar certo aqui pra mim. Quando você inicializar a máquina sem adicionar a placa de rede ele fica numa tela amarela travada, não inicia, não inicializa.
Então o que que eu vou fazer? Venho aqui olha, cento e dez, p net quatro dois quatro. Primeira coisa que eu vou fazer no menu hardware é adicionar a placa de rede, então eu venho aqui, network device, vou desmarcar a opção Fire, eu não quero que ele utilize o Fire do ok? Isso porque eu tenho roteador à frente, Fire à frente, então não vou me preocupar com o fire do aqui e vou clicar em adicionar. Pronto, adicionei a placa de rede.
Bom, então vimos aí como adicionar a placa de rede no é bem simples. Agora eu quero ver Léo, antes de iniciar, inicializar o servidor, como aumentar a memória, quanto de memória está definido aqui? Oito giga. Pode ser que você precise reduzir a memória, porque você talvez não tenha tanta memória disponível no seu ProxMox ou que você queira aumentar. Como é que eu vejo quanto de memória eu tenho no meu servidor ProxMox?
Aqui em PVE, em sumário, ele vai trazer para mim olha só, quanta de CPU eu tenho, quanto de memória eu tenho, nessa máquina eu estou com sessenta e dois GB de memória, está usando apenas quatro por cento. Bom, como eu tenho sessenta e dois GB de memória, eu vou chegar aqui agora, eu vou editar, e eu quero colocar aqui trinta e dois 000, obviamente não é trinta e dois giga, porque é mil e vinte e quatro vezes trinta e dois, mas ficou trinta e ponto vinte e cinco para mim está excelente. Quero aumentar o número de cores de processador, então vem edit e aí aumento também quantos cores eu quero colocar lembrando sempre do que você tem. Aí vem aqui outro ponto. Como é que eu faço para que esse servidor inicie automaticamente quando o servidor ligar?
Isso porque pode ser que o seu penetlab você quer ele sempre ligado, sempre disponível, então caso o servidor venha físico desligar, ao ligar o servidor físico você quer que inicie automaticamente o seu servidor de PNETLab. Então, a gente também tem aqui, dentro de algumas coisas que podemos mudar, como por exemplo o nome, posso vim aqui e colocar que na verdade é o quatro dois dez, ok, é a versão do meu Penetlab. E aqui está a opção, start at Boot, então, dois cliques, habilita essa opção, Ok, significa que toda vez que meu servidor físico ligar, vai iniciar o meu PNETLab, beleza? Bom, agora a gente bora lá ver o resultado, dar start imediatamente no nosso servidor. Apertei aqui o botão start e aí em console eu consigo ver qual o IP o meu servidor Penetlab vai adquirir.
Mais minutinho aqui, aproveita para dar aquele like maroto, se você gostou aqui do conteúdo, sugiro aqui outros temas na nos comentários, qual outros temas você quer que eu traga para vocês. Então olha lá, pegou o ep sete dois dezesseis vinte e dois sete tá? Eu não sei se eu tenho acesso aqui direto porque realmente eu não lembro, mas eu acho que sim, ó, sete olha, sete dois dezesseis vinte e dois sete Abriu o P NETLab e ele pergunta, você quer usar no modo online ou no modo offline? Eu Léo, prefiro modo offline. O que que seria o modo offline?
Eu vou criar os usuários aqui dentro, vou fazer tudo no meu servidor, independente lá dos servidores da Penetlab, ok? Aí eu clico no modo offline e ele já diz, que eu vou usar o login aqui então é admin, Penet é a senha, tá? E aí eu coloco aqui, BE, que é esses caracteres captuture e clico em fazer login. Pronto, estou dentro do meu PNETLab, que nada mais é do que virtualizada, virtual aqui dentro do meu proximomops. Espero que você tenha gostado do vídeo, coloca aqui nas descrições, nos comentários, dicas pra próximos vídeos e eu te vejo no próximo vídeo aqui semana que vem, vem comigo, estamos junto.
0 responses on "COMO INSTALAR PNETLAB OU EVE NG NO PROXMOX PARA SIMULAR REDES | LEONARDO VIEIRA"